YouTube Brandcast

YouTube Brandcast teve o objetivo de mostrar números de campanhas feitas ao longo de 2018. Levaram empresas como: Ford + agência, Band + Ana Paula Padrão, Natália Arcuri e Youtubers com milhões de seguidores. 

Fábio Coelho

Quem iniciou o evento foi o Fábio Coelho, VP da Google Inc e Diretor Geral do Google Brasil.Tirou onda federal com todos os 7 canais que o Google tem, todos com mais de 2B de usuários CADA!

Ele apresentou duas ferramentas que vamos estudar bastante! TrueView for Action: ele permite interagir dentro dos vídeos, case Mercado pag:

E a outra ferramenta foi a Blast, ferramenta para auxiliar no impulsionamento das publicidades.

Vale lembrar que nem tudo fica disponível para o canal porque varia de acordo com o número de seguidores. Vou procurar saber  mais.

Ford

Quem veio em seguida foi Maurício Greco, Diretor de Marketing da Ford e o Vico Benevides CEO da agência GTB que atende a Ford.

Eles contaram como foi a campanha de venda do antigo Ka. Eles precisam acabar com o antigo estoque para lançar o novo. Eles fizeram a campanha, na época da greve das transportadoras e valia para todas as concessionárias do Brasil. A campanha teve lucro de 11% a mais da meta e conseguiram “acabar” com o estoque para lançarem o novo Ka.

Abaixo tem a etapa de construção da campanha, neste momento foi o CEO da agência que explicou um pouquinho sobre o comportamento de compra. Hoje as pessoas chegam na loja já sabendo que carro querem levar porque viram online e já pesquisaram tudo o que queriam saber. 

Como essas pessoas serão impactadas? Normalmente, a pessoa também busca somente carros que elas podem pagar, então precisam ter uma persona para a campanha que seja impactada e converta em vendas. O melhor disso tudo foi o Diretor da Ford dizer que tiveram lucro absurdo e souberam exatamente de onde as pessoas vinham para comprar, vinham da campanha lançada no YouTube.

Uma frase que marcou foi o Diretor da Ford dizer “Digitalizar é uma necessidade para sobrevivência.”.

Amy Singer

A Amy Singer é Diretora de Conteúdo e Parcerias LATAM & CA do Youtube. Comentou sobre o comportamento dos usuários no YouTube e falou como o canal agrega na vida desses usuários.Existe o YouTube Edu (mais de 1bi de views somente com vídeos educacionais).

Este canal é fonte de muito aprendizado, principalmente, para quem quer investir pouco. Um exemplo foi o do Max (imagem abaixo), ele não tinha condições de pagar um curso de inglês e fazia direito. Então, comprou um computador e começou a aprender inglês online, ou seja, investimento menor e mais uma vez o YouTube conseguiu agregar na vida dos usuários.

ste canal é fonte de muito aprendizado, principalmente, para quem quer investir pouco. Um exemplo foi o do Max (imagem abaixo), ele não tinha condições de pagar um curso de inglês e fazia direito. Então, comprou um computador e começou a aprender inglês online, ou seja, investimento menor e mais uma vez o YouTube conseguiu agregar na vida dos usuários.

9 em 10 brasileiros estudam com o YouTube: Foi bem legal essa parte porque existem vários Youtubers fazendo sucesso porque tem um canal educativo (ensinam idiomas, ENEM, Concursos, matemática, etc). Já fizeram transmissões ao vivo sobre Enem e foi sucesso!

Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri contou a história dela até se tornar o melhor canal de finanças do mundo!

Ela era repórter na área financeira da Record, sempre tentava fazer a TV ter mais foco na educação financeira e sempre teve “não” como resposta. Trabalhava durante o dia na TV e a noite trabalhava fazendo vídeos para o YouTube. Quando fechou o seu primeiro contrato de 1 ano saiu da TV e disse “Minha meta é fazer dar certo em 1 ano”. Com isso, criou o termo “Entretenimento financeiro”.

Ela prefere “entretenimento” porque criticava muito os canais financeiros e jornais por serem muito formais, não é para qualquer um entender sobre investimentos. Somente quem já tinha uma base sobre investimento entenderia, o objetivo dela com o canal era fazer com que qualquer pessoa entendesse sobre o assunto. 

Um caso que ela contou foi o da empregada que pediu dinheiro emprestado porque comprou um tênis de R$ 600,00 para a filha e o salário dela era este. O que fazia aquela mulher comprar este tênis mesmo não tendo dinheiro? Ela queria ajudar essas pessoas.

Também comentou que grande parte das mulheres que sobre violência domestica não se separam porque são financeiramente dependentes do marido. Este outro ponto foi interessante, ela contou um caso de uma ex prostituta que falou com a Nathalia agradecendo porque foi através do canal dela que conseguiu juntar dinheiro e parar de se prostituir.
Ainda este ano, ela vai lançar no canal a serie onde acompanhará a pessoa endividada até o momento em que não tem mais dívidas. 

Ana Paula Padrão – MasterChef e Debate eleitoral (record de audiência)

Ela veio do jornal tradicional e teve que se “reinventar” no online por conta do programa Masterchef. Quando o programa chegou ao Brasil, era apenas na TV. Eles começaram a adicionar o episódio completo depois de um tempo (ação muito arriscada quando a cabeça é tradicional por achar que vão perder audiência na TV). Quando isso aconteceu, eles passaram a ter mais audiência no YouTube E na TV. Nas quartas, dia após o programa passar na TV, tem picos de acessos.

Depois disso, decidiram criar quadros pequenos com vídeos curtos no YouTube. Quadros mostrando erros, melhores pratos, piores momentos, etc. Estes quadros somente o Masterchef Brasil tinha e passaram a ser o mais canal da franquia Masterchef do mundo, se tornam case, com mais de 8 milhões de views por semana. Aqui embaixo tem alguns números:

Além disso, ela também contou sobre o primeiro debate ao vivo no YouTube. Bateu record de audiência e ficou em 2º lugar entre as transmissões mais vistas do Brasil. Comentou sobre o impacto do online nas perguntas ao vivo na TV e sobre o feedback realtime que o YouTube oferece para essas transmissões. Quando viam que tinham mais views, mais acessos e feedbacks bons, sabiam que estavam indo no caminho.

Anitta

Anitta entrou cantando e só fez isso. Começou falando sobre o impacto do YouTube na carreira dela, comentou sobre a meta de ter uma carreira também no exterior e o canal estreitou este laço. Ela não leu o que estava no script (atrás tinha um telão para guiar o palestrante) e, por isso, achei a palestra dela muito fraca. Era para ter falado sobre números e só falou sobre o depoimento do YouTube e voltou a cantar. :(
Entre uma apresentação e outra teve Caetano Veloso (?!) e outros artistas de dança e canto.Depois da Anitta teve Gretchen dançando Katy Perry – bombou no YouTube este ano.Em seguida teve Ludmilla, foi só show rápido.

Sobre o evento

As palestras foram rápidas e excelentes. Não teve nada de tecnologico no espaço, apenas a entrada com TVs passando youtubers. O YouTube nitidamente deu mais destaque para as agências, eles tinham lugares melhores no auditório e estavam em mais pessoas (o pag! só teve um convite e as agências sempre estavam em bando rs).

Eles deram na entrada uma cartilha com todos os melhores YouTubers de diversos seguimentos e peguei um contato para também darmos uma olhada. Essa cartilha achei ótima porque são públicos distintos e podem ser foco do pag!. Por exemplo, gamers ou culinária. São canais diferentes onde podemos investir futuramente.

É isso ai!

Carol!